AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO JOGO CIVILIZATION VI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Jogo, Civilization VI, Educação Matemática.
A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo geral “analisar as potencialidades pedagógicas do jogo Civilization VI para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática”, e estabelece como objetivos específicos: 1) investigar as estratégias que estudantes utilizam no processo de resolução de problemas matemáticos gerados pela estrutura, ação e mediação pedagógica com o jogo Civilization VI; 2) elaborar um produto educacional baseado nos momentos de jogos de Grando (2000). O estudo está fundamentado em referenciais que permitem compreender o jogo digital como prática cultural e instrumento mediador da aprendizagem: Huizinga (1971), Caillois (2017), Crawford (1984), Pereira (2017) e os princípios da teoria histórico-cultural de Vygotsky (1991; 1998). A sequência didática é organizada a partir dos momentos de jogos de Grando (2000), que orientam tanto o desenvolvimento das atividades quanto a estruturação dos dados. O corpus da pesquisa é constituído por audiogravações, registros de tela, diário de campo e produções escritas das e dos estudantes, permitindo observar a emergência de estratégias, análises e interpretações matemáticas ao longo das interações com o jogo. A análise será conduzida por episódios, selecionados e examinados com base nos momentos de jogos (Grando, 2000), de modo a evidenciar como ações, decisões e enunciados matemáticos se configuram em situações específicas de interação na ação do jogo, revelando modos singulares de mobilização de conhecimentos matemáticos em ambiente digital.