EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO
Educação Financeira; Desenvolvimento Sustentável; Energia Renovável; Novo Ensino Médio.
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como propósito investigar, desenvolver e analisar as relações que estudantes do Novo Ensino Médio estabelecem entre os conceitos de Educação Financeira e Desenvolvimento Sustentável, a partir de uma prática problematizadora centrada no consumo consciente e nos impactos socioambientais relacionados à produção e ao uso da energia elétrica. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Novo Ensino Médio, no componente curricular do itinerário formativo "Conexões Matemáticas", em uma escola estadual situada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, no turno matutino. A proposta metodológica consistiu na elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática composta por dez aulas de cinquenta minutos com atividades que incluíram leitura de textos, vídeos, palestra e as produções escritas dos estudantes, buscando articular reflexões sobre geração, distribuição e tarifação de energia elétrica com práticas de consumo responsável. Tais discussões foram integradas ao estudo de conteúdos e estratégias relacionados à Educação Financeira, consumo consciente relacionados a famílias fictícias para uma possível instalação de uma usina fotovoltaica.