AUTONOMIA E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: MINHAS EXPERIÊNCIAS DURANTE O INTERCÂMBIO NA COLÔMBIA.
Aprendizagem de línguas; Estratégias de Aprendizagem; Prática reflexiva
O presente trabalho tem por escopo investigar como se deu o meu processo de aprendizagem do espanhol, com foco especial no uso de estratégias de aprendizagem, durante meu intercâmbio realizado em 2015, em Bogotá, Colômbia. Para a realização desta pesquisa, primeiramente, elucido sobre o ensino e aprendizagem de línguas, apoiando-me em Leffa (2012) e Paiva (2014), a fim de abordar, sucintamente, os métodos de ensino-aprendizagem de língua adicional.Nesta pesquisa, abordo também os distintos conceitos sobre autonomia, e explico sobre algumas estratégias de aprendizagem existentes. Neste âmbito, adoto os estudos de Benson (2008), Paiva (1998, 2005, 2006), Sharle e Szabó (2000), Silva (2006), Oxford (1990, 2003) e Vilaça (2010, 2011), os quais, em seus estudos, citam outros importantes teóricos que tratam sobre o assunto em questão. Trata-se portanto, de uma pesquisa qualitativa, visto que, o estudo não se ocupa de verdades absolutas e/ou rígidas mas de reflexões e atribuição de significados que podem ser mutáveis, dinâmicos e flexíveis (FLICK, 2013). Com esse estudo, pude verificar quais as estratégias de aprendizagem mais ocorreram e ajudaram-me no desenvolvimento da língua adicional, as quais, verifiquei que podem ocorrer de maneira consciente ou não, podem ocorrer concomitantemente ou separadas, e podem acontecer de maneira mais natural ou planejada. Por fim, foi um estudo importante para compreender meu processo de aprendizagem do espanhol, e consequentemente, aplicar esses conhecimentos em sala de aula como professora de línguas.