BLOGS EDUCACIONAIS NÃO INSTITUCIONAIS PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Blogs educacionais não institucionais; Ensino de Língua Portuguesa; Interacionismo Sociodiscursivo; Formação docente.
Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um blog educacional não institucional em seu aspecto discursivo e analisar os discursos que compõem as postagens de propostas pedagógicas, identificando a que leitores estão direcionados, com a proposta de compreender as representações construídas pela professora blogueira sobre o ensino da língua portuguesa. Para alcançarmos o objetivo proposto, adotamos como orientação teórico-metodológica os conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e do quadro de procedimentos de análise de Bronckart ([1999] 2009, 2003, 2004, 2006, 2008) e Bronckart e Machado (2009), no que concerne aos procedimentos de análise e de interpretação que envolvem o levantamento de informações sobre o contexto sócio-interacional do trabalho docente e das atividades de linguagem. Os conceitos propostos pelo ISD e por Bronckart e Machado tomam como base os elementos que visam investigar e interpretar as representações construídas pela docente em seu mundo objetivo, subjetivo e social. Os textos (entrevista semiestruturada) e os enunciados produzidos pela professora e os comentários feitos pelos usuários do blog, postados no blog, se constituem como nossos instrumentos de investigação. Para a análise fizemos um recorte nos pressupostos teóricos de Bronckart e Machado, focando-nos na análise dos mecanismos de enunciação (modalizações e responsabilidade enunciativa), dado que para Bronckart (2012), a dimensão enunciativa está relacionada à atribuição de responsabilidade pela enunciação e ao modo como os atores se posicionam diante dos enunciados, por meio de julgamento, opiniões e sentimentos, ou seja, sua avaliação a respeito de fatos ou temas. Este estudo contribui para o processo de formação docente ao apresentar uma reflexão acerca do ensino da língua portuguesa na contemporaneidade, uma vez que há emergência de práticas textuais no ciberespaço, visto que a linguagem adquire uma nova configuração.