"A questão religiosa, alteridade e educação".
Religião; educação; alteridade; liberdade.
O objetivo desta pesquisa, intitulada A questão religiosa, alteridade e educação, é averiguar como o âmbito da educação encara a questão religiosa na sociedade contemporânea e como a questão religiosa contribui para a compreensão e potencialização da cultura da paz. Discutiremos o conceito de religião e liberdade religiosa, enfocando o direito fundamental à livre escolha, práticas e manifestações religiosas que possibilitam a cada pessoa o exercício individual ou coletivo da sua fé. Como espaço de vida social, analisaremos ainda se/e como a escola garante assegura manifestação religiosa de seus participantes. Assim sendo, esta pesquisa ancora-se na justificativa do direito fundamental das liberdades, dentre elas, a religiosa, como demonstração da garantia da democracia em todos os espaços, defendendo o pluralismo, a diversidade, o multiculturalismo e a educação laica. Como procedimento metodológico desta pesquisa, lançaremos mão da perspectiva teórico-bibliográfica, tendo como principais fontes e referencial teórico as obras de Max Weber, Leonardo Boff, Emile Durkheim, Paul Ricouer, Jürgen Habermas, Luiz Antônio Cunha e Dalai Lama.