Concepções de Natureza na Filosofia: contribuições à Educação Ambiental
Concepções; Natureza; Filosofia; contribuições à Educação Ambiental
Compreendendo a complexidade da construção de um
conceito e suas diferentes implicações na produção, histórica e cotidiana, da cultura de
uma sociedade, no presente trabalho estudamos o conceito de Natureza à luz da História
e da Filosofia como aportes teóricos fundamentais para compreendermos a Educação
Ambiental em sua multiplicidade. O objetivo, nesse trabalho, é discutir de que modo a
natureza serve aos modos de produção no que tange à forma de viver e conceber a
natureza e sua relação com o Homem. Abordamos, para isso, diferentes vertentes
elaboradas no curso histórico e filosófico, partindo do Racionalismo ideal da Grécia
Antiga até o Positivismo da Modernidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de
revisão teórica, que parte do pressuposto de que a aprendizagem se realiza melhor
quando parte do conhecido, buscando sempre ampliar os horizontes do conhecimento
por meio de leituras e estudos sobre a temática, que gerem respostas racionais. Deste
modo, esta dissertação está organizada em três capítulos: Primeiro: A natureza;
Segundo: As Tendências da Educação Ambiental; e Terceiro: O Diálogo entre as
concepções de Natureza e as Educações Ambientais. Esse texto é um convite a repensar a visão de natureza, o conceito de ambiente, a Educação Ambiental e refletir
criticamente sobre a relação Homem-Natureza; desnaturalizando óbvios e levantando
novos questionamentos que possam inspirar ações e pesquisas.