AUTOBIOGRAFIA: REFLEXOS DE TRANSFORMAÇÕES IDENTITÁRIAS E DE AUTONOMIA NO SERVIÇO DOCENTE
Identidade Docente; Narrativas autobiográficas; Formação de professores.
RESUMO
Este artigo resulta de uma reflexão realizada por meio de uma autobiografia profissional acerca de possíveis transformações de identidades entre o período de formação inicial e o exercício da atividade docente. Pretendo identificar indícios de influência de outras pessoas, do contexto e da vivência pessoal na minha identidade profissional, bem como enfocar momentos de agência pessoal, em que possa ter havido desenvolvimento de autonomia para construção da docência. Analisar o processo formativo docente requer uma revisão crítica de todo o processo de formação inicial e continuada, que se aclareia por meio do fazer autobiográfico. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Utilizo o método investigativo autobiográfico. O quadro teórico encontra-se organizado em duas partes: (a) uma discussão teórica acerca da identidade docente e da formação de professores, com ênfase no processo formativo de profissionais do ensino-aprendizagem de línguas e (b) uma resenha sobre o conceito de autonomia para desenvolvimento da prática docente. Para realizar a análise reflexiva das possíveis alterações identitárias, o trabalho cumpre o seguinte percurso metodológico: uma análise da minha autobiografia, por meio da qual, amparado teoricamente, identifico indícios de influência de vivências pessoais (Nóvoa, 2013) e de desenvolvimento de autonomia (Freire, 2016). Por meio das análises pude levantar possíveis interações, provocações e transformações da minha identidade durante meu processo de formação inicial e diante minha prática profissional, considerando a influência de pessoas, que marcaram minha vida. Também identifico indícios de desenvolvimento da minha autonomia no que diz respeito à relação formação e prática docente. Espero que este estudo possa contribuir para a formação e prática de futuros professores e docentes em exercício.