POSTURA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS ORIENTAÇÕES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS: O QUE SUSTENTA UMA PRÁTICA?
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O processo de alfabetização que ocorre na escola nem sempre obtém o sucesso esperado, o que ocasiona no aluno frustração, defasagem, dificuldades na leitura, interpretação e escrita. O desafio que se impõe aos Anos Iniciais é alfabetizar letrando, como dimensões distintas, porém interligadas no desenvolvimento das competências de ler e escrever. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo compreender a postura pedagógica do professor alfabetizador e descrever as aproximações ou distanciamentos entre o processo de elaboração e aplicação de atividades e as orientações dispostas nos documentos oficiais de formação, no período de 2009 a 2013. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, com foco qualitativo, em que se utilizou de entrevista semiestruturada para obtenção dos dados e de análise documental dos documentos oficiais que trazem descrições e orientações sobre as práticas de leitura e escrita na alfabetização, como o Pró-letramento: Alfabetização e linguagem e os cadernos do Programa de Formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para a sustentação das discussões teóricas, a pesquisa se baseou nos estudos teóricos de Soares (1998, 2017) para a compreensão do processo de alfabetização e letramento, Freire (2017), Tardif (2014), Nóvoa (2013), Gatti (2013), Perrenoud (2000), entre outros, para analisar as questões relacionadas a educação emancipadora, o trabalho e saberes docentes que permeiam a práxis pedagógica. Por conseguinte, a partir de uma dimensão fenomenológica de pesquisa, com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) construiu-se categorias para analisar as narrativas cedidas pelos professores. Pelas categorias, espera-se identificar qual concepção metodológica é eleita pelos docentes, ao executarem as atividades de sala de aula e, se a ação docente aproxima-se ou distancia-se das orientações dispostas nos documentos oficiais de formação continuada.