Educação Infantil e a constituição dos sentidos
Práticas pedagógicas. Aprendizagem.Lúdico.Linguagem corporal, corpo em movimento, desenvolvimento infantil, criança. Corporeidade, didática, processo, ensino.
No desenvolvimento deste trabalho apresenta-se como tema a educação infantil e a constituição dos sentidos, de caráter qualitativo, mostra ludicamente a didática desenvolvidano processoeducativo desencadeado em uma sala temática adaptada, denominada de “tenda dos sentidos”. As crianças frequentadoras desse espaço têm de 0 a 5 anos de idade, a instituição escolhida para realização da pesquisa foi uma Escola Municipal do Sul de Minas Gerais. Percebendo que o lúdico faz parte do processo de ensino aprendizagem na educação infantil, o brincar tornou-se objeto de estudo porque sua didática procura aplicar princípios com a finalidade de desenvolver na criança as habilidades cognitivas para torna-las críticas reflexivas. Sabendo que o trabalho docente é parte integral do processo educativo, o problema de pesquisa se depara com o questionamento: como a constituição dos sentidos pode fazer parte da educação por meio de práticas pedagógicas que envolva o brincar, e como esta é compreendida pela criança em sua formação integral?A pesquisabuscou investigar as práticas pedagógicas no âmbito da Educação Infantil, verificando a intencionalidade dos processos educativos em relação à construção da aprendizagem por meio dos brincares com o intuito de observar o desenvolvimento das crianças a partir das experiências envolvendo os sentidos, o cuidado e os afetos.Foram construídas as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos culturais que abarcam os referenciais de Rubem Alves e Antônio Torres e Jorge Larrosa