O PROCESSO DE APREENSÃO DE LEITURA DECRIANÇAS PEQUENAS (4 E 5 ANOS)
Leitura. Educação infantil. Processos cognitivos. Aquisição da leitura.
Este trabalho considera que ler é uma ação cognitiva desenvolvida a partir de uma aquisição sócio-cultural, ou seja, o processo de leitura é aprendido social e culturalmente, o que requer um ensino sistematizado. As discussões sobre o processo de apreensão da leitura, muitas vezes, aparece ligadoaos estudos e pesquisas sobre alfabetização e também ao processo deaquisiçãoda escrita, não sendo explorada como campo distinto no processo de desenvolvimento na área daeducação. Diante disso, este texto tem como objetivos compreender o que se discute sobre os processos cognitivos e psicolinguísticos da aquisição da leitura e identificar as fases de leitura de crianças, a partir dos resultados apresentados na aplicação de atividades de leitura realizada com crianças de 4 e 5 anos de uma turma da educação infantil. Para isso, faremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, tendo como procedimento de coleta de dados a aplicação de atividades de leitura e de registros das falas das crianças durante a realização das atividades. Para embasar a análise nos apoiaremos, principalmente, nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Maranhe (2011), Soares (2014) e Smith (1989) sobre o processo de aquisição da leitura.