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Banca de QUALIFICAÇÃO: LARA NASCIMENTO SCHERRER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARA NASCIMENTO SCHERRER
DATA: 19/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: DCH
TÍTULO:

A ELABORAÇÃO DE UM GUIA DE ESTUDOS ACERCA DO TRABALHO COM A ORALIDADE EM SALA DE AULA: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. Oralidade. Formação docente.

 


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da orali­dade nas escolas, de modo mais específico, os questionamentos apresentados por professores de educação básica acerca do trabalho com a oralidade. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi elaborar uma proposta de material sobre a temática da oralidade, em uma perspectiva teórica e metodológica, que contemplasse uma tentativa de respostas às dúvidas apresentadas por professores. As questões, que desencadearam a produção do material que constitui esta pesquisa, foram coletadas por meio do Google Forms e respondidas pela autora deste trabalho. A partir dos questionamentos feitos pelos professores, foi feita uma pesquisa teórica, com vistas a encontrar fundamentos para a construção de uma proposta de discussão. Nesse sentido, foi necessário congregar diferentes perspectivas teóricas. Além disso, foram apresentadas propostas de atividades para o trabalho com a oralidade em sala de aula. Assim, este trabalho se configura como um Guia de Estudo, voltado para a formação de professores de língua portuguesa em escolas de educação básica. A partir do trabalho realizado, foi possível apresentar um consolidado de teorias que tratam acerca da temática da oralidade em sala de aula, evidenciando aspectos teóricos e metodológicos, mas também valores e crenças relacionadas à questão. Os resultados apontam para a questão de que a oralidade, assim como as demais práticas linguístico-discursivas, demanda uma formação que contemple os aspectos relacionados às especificidades da modalidade oral, à adequação de procedimentos metodológicos e de recursos didáticos, às atividades didáticas, mas também, os valores atribuídos pelos professores a essa prática. Soma-se a isso, a compreensão de que a oralidade contribui para o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas ao uso público da linguagem, que, por sua vez, amplia as possibilidades de participação social, com compromisso ético e cidadão.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA
Externo à Instituição - MARIA ALZIRA - UNIRITTER
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA
Interno - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO
Notícia cadastrada em: 11/06/2019 12:09
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