ATUAÇÃO DOCENTE E SUA DIMENSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS VIA MÍDIAS SOCIAIS
Teacher. Public policy. Internet. English language.
Este trabalho consistirá em um estudo sobre a profissão do professor de língua inglesa e a sua dimensão social verificadas por meio da análise de trocas de experiências presentes no contexto das mídias sociais da internet. O objetivo geral desta pesquisa será mapear as características da atuação profissional dos professores de línguas que estão envolvidos nas trocas de experiências via mídias sociais. Para tanto, o estudo será fundamentado dentro da área da Linguística Aplicada, por meio de teorias que lidam com a prática docente, formação de professores e o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Partindo-se desses ideias, serão abordados estudos referenciais de autores como Moita Lopes, Rajagopalan, Almeida Filho, Cerutti-Rizzatti, Rodrigues, Celani e diversos outros estudiosos da área, que estarão inseridos nas discussões a serem feitas. Além disso, para se falar sobre políticas públicas para a educação e propostas governamentais acerca do ensino de língua inglesa serão adotados como referências, alguns dispositivos legislativos, como a Constituição Federal de 1988, as disposições oriundas das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e das Diretrizes e bases da educação nacional, além de ideias propostas pelo autor João Martins Tude. Nessa perspectiva, na metodologia de pesquisa será adotada a abordagem da pesquisa narrativa e, para se elaborar a pergunta de pesquisa, levou-se em conta que a atitude de lecionar requer do profissional docente uma atenção não apenas para com os conteúdos a serem ministrados, mas também para com as proposições e intervenções referentes à sua dimensão social, enquanto mediador do conhecimento e, por conseguinte, enquanto espelho para a formação de valores e atitudes dos discentes. Diante disso, foi questionado: Quais percepções sobre o seu papel social estão presentes nos relatos dos docentes de língua inglesa? Como justificativa, pode-se dizer que pensar a cidadania e, intrinsicamente a ela, os direitos e deveres humanos, é trazer para o campo da educação valores que ultrapassam o cognitivo e que podem promover uma sociedade mais ética e justa. Desse modo, percebe-se que ao se analisar como os próprios educadores identificam suas práticas, além de se averiguar as políticas públicas e propostas governamentais que dizem respeito à educação e, a partir disso, propor intervenções que possam contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem da língua inglesa propicia intercessões nas atuações e no aprimoramento profissional docente. Isso posto, espera-se obter como resultado a compreensão da dimensão social do professor, problematizando esse enfoque com as políticas públicas e as propostas de governo referentes a esses desdobramentos e, além disso, espera-se compreender como essa dimensão é concebida pelos próprios educadores, a fim de que sejam propostas intervenções nas práticas pedagógicas e no reconhecimento dessa dimensão. Desse modo,acredita-se que as implicações e propostas deste estudo são valorosas e justificáveis para que a atuação docente avance em qualidade.