A FORMAÇÃO CULTURAL SOB “VELHOS” OLHARES: DAS ARTES, DA EDUCAÇÃO FÍSICA E FILOSOFIA
Legislação Educacional – Áreas do conhecimento – Formação cultural
O presente estudo tem como proposta levantar evidências que conceitue a importância da formação cultural, presentes nas áreas do conhecimento das Artes, Educação Física e Filosofia dentro de uma nova proposta educacional. Portanto o objetivo central deste trabalho é analisar quais são os aspectos referentes à formação cultural, presentes nestes campos de conhecimentos que vão de encontro à formação tecnicista que limitam estas disciplinas a momentos pontuais da educação. As questões que irão orientar nossa trajetória de reflexão se colocam nestes termos: como as áreas das Artes, da Educação Física e da Filosofia podem contribuir para a formação cultural no Ensino Médio? Quais são as concepções de cultura presentes na legislação específica do Ensino Médio dentro da visão de cada área?
Para tanto irei fazer o uso da legislação educacional presente na Constituição Federal, Leis de Diretrizes e Bases da Educação, nos Parâmetros Curriculares, na Base Nacional Curricular Comum, bem como outros decretos e portarias que orientam as áreas de atuação das Artes, a Educação Física e a Filosofia dentro dos espaços e das propostas educacionais. Adotando uma metodologia dentro de uma visão qualitativa de revisão bibliográfica ou documental buscando a comparação entre diferentes autores e estudiosos nestas áreas. Propondo levantar determinados conceitos ligados às propostas da formação cultural presente em tais documentos, com um olhar mais voltado para o Ensino Médio. Buscando evidenciar no final do meu trabalho a importância destas áreas do conhecimento no que diz respeito ao desenvolvimento cultural ofertado a alunos e professores. Fazendo uso do objeto da pesquisa na seguinte proposição de como as áreas das Artes, da Educação Física e da Filosofia podem contribuir para a formação cultural no Ensino Médio? Para tanto irei utilizar como referencial teórico Theodoro Adorno e Horkheimer no campo da Filosofia, Jocimar Daolio trazendo concepções acerca da Educação Física e Ana Mae Barbosa e colaboradores contribuindo no segmento das Artes, propondo contribuir de certa forma na construção deste caminhar educacional e da formação cultural nos espaços educacionais.