Pedagogia da Imagem: cinema como atividade formativa
Educação integral, atividade pedagógica, oficina de cinema.
O cinema é um dos principais modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea e é um instrumento amplamente usado em processos educativos e em situações de ensino e aprendizagem. Influente, persuasivo e parte importante da indústria cultural, o cinema torna-se, assim, um fenômeno ambivalente, podendo ser indutor da massificação e alienação das pessoas, bem como meio de formação cultural e instrumento de provocação do pensamento por meio de imagens. Sendo, desta maneira, imprescindível sua problematização em vista das possibilidades que esta arte oferece. A presente pesquisa abordou o tema da educação estética mediada pelo cinema e teve como seu foco central a compreensão da pedagogia da imagem produzida a partir de um estilo de fazer cinema de Jean Luc-Godard. O problema que orientou essa investigação foi saber como praticar uma pedagogia da imagem cinematográfica no ambiente educacional. Como objetivos apontamos: identificar procedimentos de como utilizar o cinema na atividade educativa escolar na perspectiva da pedagogia da imagem; construir argumentos para os processos formativos na perspectiva do teórico-crítico Walter Benjamin e do cineasta e diretor Jean Luc-Godard. Quanto aos objetivos a pesquisa foi exploratória e adotou a as fontes bibliográficas como forma de apropriação conceitual e como suporte para a análise do problema de pesquisa. Destacamos os escritos de Walter Benjamin e de Jean Luc-Godard sobre cinema como autores centrais relacionando-os com a temática da pedagogia da imagem nos processos educativos. Como resultados desta investigação foi possível delinear uma compreensão da utilização do cinema como arte capaz de produzir pensamento, construímos argumentos a respeito da relação do uso da arte cinematográfica no campo educacional e apontamos algumas possibilidades de utilização do cinema nos processos de ensino-aprendizagem.