"Lavras Lê": um estudo das ações e resultados dos projetos de leitura desenvolvidos na rede municipal de educação de Lavras, MG, em 2017.
Projeto “Lavras Lê”; Práticas de leitura; Formação de leitores.
A qualidade da educação tem sido foco de discussão e pesquisas em nosso país, que
enfatizam o desenvolvimento de práticas pedagógicas que sejam eficientes para o
desenvolvimento de leitores e escritores competentes. O incentivo à leitura ganha,
então, uma grande importância neste contexto, cabendo à escola (re)pensar suas práticas
de ensino na formação de leitores. Indagamos assim: que ações têm sido desenvolvidas
nas redes públicas de ensino que cumpram um dos objetivos nacionais da educação, que
é a formação de leitores e escritores proficientes? Diante disso, esta pesquisa teve como
objetivo geral fazer uma análise do processo de idealização, planejamento e
concretização do Projeto Institucional “Lavras Lê”, realizado em 2017, com a finalidade
de incentivar as práticas de leitura na rede pública municipal de ensino de Lavras, MG.
Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva, em uma abordagem
qualitativa, a partir de um estudo de caso e uma análise documental, como métodos de
coleta de dados optamos pela realização de entrevista com a equipe idealizadora do
projeto, tomando como procedimento a análise textual discursiva. Com a análise dos
dados, observou-se que o Projeto “Lavras Lê” fundamenta-se na ideia de que a leitura é
instrumento para emancipação social e promoção da cidadania. A partir da análise do
material coletado, identificou-se no contexto de produção de um projeto institucional
quatro momentos distintos, como: a idealização, o planejamento, a concretização e o
produto final do Projeto “Lavras Lê”. Assim, o Projeto Institucional “Lavras Lê”
reconhece a escola como um elemento de transformação, o projeto propõe um plano de
ação a ser desenvolvido por cada instituição escolar da rede municipal enfatizando o
trabalho com a literatura e o contato prazeroso com leitura, por meio de atividades que
envolvem tanto o interior como o entorno da escola. Como também, constitui-se uma
iniciativa de fomento à leitura, que diante dos desafios contemporâneos para a formação
de leitores, busca o resgaste da atividade leitora, principalmente, por meio da leitura
literária. Ressalta-se que a pesquisa apresenta como produto final a proposta de um
curso de formação continuada aos professores da rede pública municipal com ênfase na
leitura literária, como contribuição às ações do projeto.