Comprometimento Organizacional no Ensino Superior: Estudo de Caso com Docentes de Licenciaturas em uma Universidade Pública
Comprometimento Organizacional. Vínculos indivíduo-organização.
Docência nas licenciaturas. Universidade pública. Formação de professores.
Há uma importante vertente de pesquisa acerca do Comprometimento Organizacional (CO),
ou seja, sobre o vínculo que o indivíduo estabelece com a instituição de trabalho a que
pertence. Esse tema é de grande relevância, pois, a partir da compreensão dos motivos que
levam as pessoas a permanecer em uma organização, pode-se refletir sobre outras variáveis do
contexto. Esta pesquisa analisa os tipos de CO de docentes de uma universidade pública
federal. O modelo analítico adotado é a abordagem multidimensional de Meyer e Allen
(1991). Neste, são consideradas três dimensões do CO, quais sejam, Afetiva, Normativa e
Instrumental. A primeira relaciona-se com o sentimento de gostar, de orgulho e
encantamento; a segunda, com o de compromisso moral e pertencimento; já a terceira leva em
consideração os custos e benefícios de estar na organização e a momentânea falta de
alternativa de trabalho. Participam os docentes que consentiram em responder a questionários
e entrevista semiestruturada. O primeiro questionário permitiu traçar um perfil profissional
dos respondentes e o segundo mensurou as dimensões do comprometimento organizacional.
As entrevistas apresentaram perguntas de aprofundamento. O tratamento dos dados foi feito a
partir de análise estatística e análise de conteúdo. Diante dos dados obtidos e triangulados foi
possível identificar os tipos de comprometimento organizacional existentes na instituição e o
predomínio do comprometimento afetivo.