Gamificação e as práticas pedagógicas digitais: umA investigação durante a formação inicial de professores de línguas
Ferramentas digitais. Gamificação. Letramento digital. Formação inicial. Práticas Pedagógicas digitais.
As tecnologias digitais transformaram as atividades cotidianas, incluindo as formas de
aprendizagem, fazendo com que os sistemas educacionais repensem as práticas da
atuação docente. Diante deste contexto, este estudo tem por objetivo geral investigar se e
como as práticas pedagógicas digitais dos professores em formação foram influenciadas
pela presença de características de gamificação das ferramentas digitais Kahoote
Mentimeter quando utilizadas no contexto de formação inicial como ferramentas
didáticas. Os objetivos específicos se desdobram em descrever o entendimento dos
professores em formação acerca do letramento digital; descrever e analisar as opiniões
dos professores em formação sobre a gamificação presente nas ferramentas digitais
Kahoot e Mentimeter, buscando apontar potencialidades empíricas para a sua utilização
em práticas pedagógicas; e identificar como as intervenções com o uso das ferramentas
propostas foram recebidas pelos professores em formação, verificando se a prática de
intervenção com gamificação influenciou em suas práticas de microensino. A fim de
produzir um estudo sobre as contribuições das ferramentas digitais na formação inicial de
professores, esta investigação de natureza qualitativa-intervencionista buscou realizar um
estudo de caso com os professores em formação inicial do curso de Letras de uma
Universidade Federal do Sul de Minas Gerais em uma disciplina que trabalha com as
tecnologias digitais voltadas para o processo de ensino-aprendizagem de línguas. Como
resultados preliminares, temos as considerações desses professores em formação inicial
sobre letramento digital, e sobre a potencialidade de ferramentas digitais no contexto de
ensino-aprendizagem de línguas.