INVESTIGAÇÃO SOBRE AS HABILIDADES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tecnologia, Nativos Digitais, Escala de desempenho em tecnologias,
tecnologia para estudantes, Competência Digital.
por inclusão digital dos cidadãos e a escola é um espaço privilegiado para se desenvolver as
habilidades necessárias para que se dê tal inclusão. Entretanto, isso pode não estar acontecendo
porque há o pressuposto de que o jovem nascido da década de 1980 em diante teria competência
inata para utilizar as TDIC. Este pressuposto foi inicialmente sintetizado nas afirmações de
Marc Prensky, a partir de 2001, quando ele definiu Nativos e Imigrantes Digitais. Entretanto,
estudos demonstram que para compreender, de maneira integrada e significativa, as diferentes
mídias e seu funcionamento, é necessário desenvolver o conhecimento e as habilidades
específicas para produzir significados a partir do oceano de informações digitais disponíveis.
O objetivo da pesquisa foi investigar, no âmbito da escola básica, as competências da atual
geração de estudantes brasileiros de Minas Gerais em relação ao uso das TDIC tendo como
contraponto o paradigma do Nativo Digital. Participaram da pesquisa 210 estudantes dos sextos
aos nonos anos, com idades entre 11 e 14 anos de uma escola pública, de porte médio,
localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O estudo de natureza descritiva e
abordagem quali-quantitativa, foi realizado em duas etapas: na primeira foi aplicada uma escala
já validada (EDTEC) para identificar a autopercepção de diferentes níveis de habilidades no
uso de TDIC, e a partir daí, foram identificados grupos contrastantes que foram convidados a
participar da segunda etapa, qualitativa, que consistiu na observação da realização de atividades
práticas para confirmação das habilidades tecnológicas autodeclaradas e das condições em que
se dá a utilização dessas tecnologias. Como principal resultado verificamos que é necessário
(re)construir os conceitos relacionados à competência da atual geração de estudantes brasileiros
em relação ao uso das TDIC e de letramento, inclusão e fluência digital, com necessidade de
retomada de ações educativas de letramento digital e geração de competência no uso de TICS
que sejam transversais aos conteúdos curriculares da de toda a educação básica. Além da
pesquisa, como produto, foi gerada nova versão da escala EDTEC destinada a
crianças/adolescentes de 11 a 14 anos.