Percepções da afetividade em atividades de leitura literária e contação de histórias para crianças
Afetividade, Leitura Literária, contação de histórias, desenvolvimento emocional.
O presente estudo teve por objetivo analisar o discurso de quatro professoras da educação infantil e de cinco crianças de 4 a 5 anos, sobre as percepções de leitura e o processo de afetividade que envolve a tríade criança-livro-adulto. Os primeiros anos de vida de uma criança se constituem num período de intenso aprendizado e desenvolvimento, em que se assentam as bases do aprender. Nessa fase, o atendimento educacional e afetivo tem um impacto positivo no processo de desenvolvimento da personalidade da criança, gerando melhores desempenhos escolares, menores taxas de deserção escolar e maiores possibilidades de completar o ensino médio, em comparação aos alunos que não receberam acompanhamento adequado. Destaca-se a importância da leitura literária e da contação de histórias nas relações entre professor-aluno, partindo do princípio de que no processo educativo, o professor deve direcioná-lo de forma planejada, sistematizada, tornando o saber docente uma ferramenta desencadeadora de mudanças que levem direto à transformação da sala em um ambiente envolvente e propício à aprendizagem. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O procedimento de coleta de dados baseou-se em entrevistas coletivas realizadas a um grupo de 5 crianças e 4 professoras da educação infantil de uma escola da rede municipal de ensino, de uma cidade de Minas Gerais, sobre o que compreendem por afetividade. A análise das respostas das crianças possibilitou identificar duas características nas respostas das crianças. A primeira que toma como centralidade uma “percepção objetiva” do contexto da pergunta direcionada e outra que considera uma “percepção subjetiva” da realidade temática questionada. A análise da entrevista coletiva realizada com as professoras permitiu identificar cinco aspectos mediadores, inicialmente, identificados nas falas das professoras como: (a) aspectos voltados à compreensão da relação afetiva entre professor e aluno; (b) aspectos relacionados à compreensão de afeto (afetividade); (c) aspectos que envolvem atitudes do cotidiano cooperam afetivamente na relação professor-aluno; (d) aspectos direcionados a medicação por meio da leitura literária e da contação de histórias; (e) aspectos direcionados à afetividade na atividade de leitura literária ou contação de histórias.
Palavras-chave: Afetividade, Leitura Literária, contação de histórias, desenvolvimento emocional.
RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo analizar el discurso de cuatro profesoras de educación infantil y cinco niños de 4 a 5 años, sobre las percepciones de lectura y el proceso de afectividad que involucra la tríada libro-niño-adulto. Los primeros años de un niño son un período de intenso aprendizaje y desarrollo, sobre el cual se ajustan las bases de aprendizaje. En esta fase, la asistencia educativa y afectiva tiene un impacto positivo en el proceso de desarrollo de la personalidad del niño, lo que lleva a un mejor rendimiento escolar, menores tasas de abandono escolar y mayores posibilidades de completar la escuela secundaria, en comparación con los estudiantes que no recibieron un seguimiento adecuado. Destacamos la importancia de la lectura literaria y la narración de historias en las relaciones profesor-alumno, suponiendo que en el proceso educativo, el profesor debe dirigirlo de manera planificada y sistematizada, haciendo del conocimiento de la enseñanza una herramienta que desencadene el cambio. que conducen directamente a la transformación de la sala en un entorno atractivo y amigable para el aprendizaje. Para esto, se desarrolló una investigación de campo con enfoque cualitativo. El procedimiento de recolección de datos se basó en entrevistas colectivas con un grupo de 5 niños y 4 profesoras de educación infantil de una escuela municipal de Minas Gerais, sobre lo que entienden por afecto. El análisis de las respuestas de los niños permitió identificar dos características en las respuestas de los niños. La primera que toma como centralidad una "percepción objetiva" del contexto de la pregunta dirigida y otra que considera una "percepción subjetiva" de la realidad temática cuestionada. El análisis de la entrevista colectiva con las profesoras, nos permitió identificar cinco aspectos mediadores inicialmente identificados en las declaraciones de las profesoras como: (a) aspectos destinados a comprender la relación afectiva entre el profesor y el alumno; (b) aspectos relacionados con la comprensión del afecto (afectividad); (c) los aspectos que involucran actitudes cotidianas que afectan cooperativamente la relación profesor-alumno; (d) aspectos dirigidos a la medicación a través de la lectura literaria y la narración de historias; (e) aspectos dirigidos a la afectividad en la actividad de lectura literaria o narración de historias.