Título do trabalho 1: Abaixa o volume da sua TV e aprenda Libras
Libras; autonomia; autoinstrução; aquisição-aprendizagem.
Alicerçado nos princípios da Linguística Aplicada, com abordagem qualitativa e utilizando-se da narrativa autobiográfica, este trabalho tem por objetivo fazer um relato de experiência sobre meu processo de aquisição e aprendizagem de Libras. Para realizar essa análise, serão apresentados e discutidos recortes da minha autobiografia, produzida entre os meses de março e julho de 2018, em uma disciplina no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Lavras. Sendo assim, foi possível evidenciar que, conforme a proposta de interação ecológica definida por Paiva (2010), em que as línguas são consideradas produções humanas, estão indiretamente nos artefatos culturais e na vida cotidiana, verifica-se que a instituição escolar, a educação formal e, até certo ponto o professor, já não possuem mais o lugar central – ou então único, da forma e da fonte educativa, sobretudo, quando o assunto é aquisição e aprendizagem de língua(s). Sem a pretensão de esgotar o assunto, o resultado deste trabalho aponta para a necessidade de se compreender que aprendizes de Libras, situados em variados contextos que não somente o escolar/acadêmico, utilizam diversas estratégias cognitivas e metacognitivas para o aprendizado da língua, com diferentes objetivos e necessidades pessoais, profissionais e sociais.