TRABALHO DOCENTE E SUA DIMENSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS VIA MÍDIAS SOCIAIS
Professor. Sociedade. Internet. Língua inglesa.
Este trabalho consiste em um estudo sobre a profissão do professor de língua inglesa e a sua dimensão social verificadas por meio da análise de trocas de experiências presentes no contexto das mídias sociais da internet, sendo o Instagram e o Facebook as mídias bases para as explorações desenvolvidas neste estudo. O objetivo geral desta investigação é mapear as características da atuação profissional dos professores de línguas que estão envolvidos nas trocas de experiências via mídias sociais. Tais características estão relacionadas à consciência dos educadores frente aos seus papéis sociais diante de seus trabalhos e de suas percepções acerca de suas atuações profissionais e, consequentemente, sociais. Para tanto, os desdobramentos deste estudo fundamentaram-se dentro da área da Linguística Aplicada, por meio de teorias que lidam com a prática docente, a formação de professores e o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Partindo-se desses ideais, foram abordados estudos referenciais de autores como Almeida Filho, Celani, Cerutti-Rizzatti, Moita Lopes, Rajagopalan e Rodrigues. Além disso, para se falar sobre políticas públicas para a educação e sobre propostas governamentais acerca do ensino de língua inglesa, foram adotadas como referências alguns dispositivos legislativos, como a Constituição Federal de 1988, as disposições oriundas das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de ideias propostas pelo autor João Martins Tude. A metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem da pesquisa narrativa. Diante disso, espera-se obter como resultado a compreensão da dimensão social do professor e o modo como ela é concebida pelos próprios educadores, a fim de que sejam propostas intervenções nas práticas pedagógicas e no reconhecimento dessa dimensão.