O PROCESSO DO APRENDER CRÍTICO-REFLEXIVO EM BIOLOGIA NA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO EM PUBLICAÇÕES DE PESQUISA DA ÁREA
Formação do Professor de Ciências. Educação ambiental. Socioambiental
Em um cenário de educação ambiental espera-se que os professores de Ciências não sejam
apenas transmissores de conteúdo, sendo de extrema importância a problematização de todas
as variáveis que formam o professor. É evidente a preocupação com sua formação acadêmica
e domínio de conteúdos científicos, levando em consideração a falta de abordagem dos
recursos pedagógicos no processo formativo, porém, questões socioambientais elaboradas em
sala devem receber o mesmo trato ou até mais evidencia. Tratar a dimensão socioambiental é
muito difícil, pois o pensamento crítico-reflexivo está cada vez mais ausente nas escolas. Esta
pesquisa tem como objetivo levantar e analisar as dificuldades encontradas na formação dos
professores de Ciências e como as práticas de campo influenciam os educandos na perspectiva
da educação ambiental. Apontar a escassez de recursos pedagógicos ambientais no processo
formativo é relevante, ao mesmo tempo implica em discussão problemática de significância
acadêmica, onde os beneficiários serão os educandos com a proposta de levar para o ensino
atividades de campo embasados em fundamentos teóricos.