“EU NÃO SOU DIFERENTE DELE. EU SOU MORENO E ELE TAMBÉM É MORENO, MAS É BRANCO”: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DAS ARTES.
Educação Infantil, arte, políticas das diferenças.
A presente pesquisa é de natureza qualitativa e tem como proposta investigar quais as possibilidades das produções artísticas subsidiarem as crianças pequenas a refletiremcriticamente sobre as identidades e diferenças a partir de referenciais teóricos-metodológicos pós-estruturalistas. As crianças participantes da pesquisa têm idade de 4 e 5 anos completos e frequentam a primeira e segunda etapas da Educação Infantil em uma turma multisseriada de instituição escolar localizada na zona rural de uma cidade do sul de Minas Gerais. A obtenção de material empírico se deu por meio de oficinas previamente elaboradas a partir de roteiros. Recursos como filmagem e fotografia foram utilizados para, posteriormente, relatar as atividades realizadas, as expressões e falas das crianças, bem como analisar as obras de arte produzidas pelo público alvo da pesquisa. Primeiramente há uma tessitura de acontecimentos marcantes que contribuíram para a chegada ao mestrado e para a construção da pesquisa e dos caminhos metodológicos para a realização da mesma. O primeiro capítulo trata das pedagogias das infâncias e dos conceitos de criança, infância e cultura infantil ancorados na sociologia da infância. O segundo capítulo se refere a um estudo das artes no contexto da Educação Infantil com relação à conceituação de arte, práticas pedagógicas e abordagens curriculares do ensino de arte no Brasil. O terceiro capítulo se constitui da análise do material empírico a partir da discussão das políticas das diferenças, seguido das considerações finais e elementos pós-textuais do presente trabalho.