CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Inovação educacional. Ensino Superior. Universidade brasileira. Ecossistema de Inovação.
As instituições de ensino superior possuem influência direta na formação das gerações futuras, que serão responsáveis por soluções para os diversos problemas da humanidade e pela evolução da sociedade. Mesmo frente a esse desafio, grande parte das instituições mantem modelos tradicionais de educação, que não acompanharam as dinâmicas das transformações sociais. Diante deste cenário, que caminhos podem ser adotados para a inovação nas universidades brasileiras? Entendemos que uma das possibilidades sustentáveis para essa inovação se dá por meio da conexão das instituições de ensino com as empresas, governo, comunidades locais e seus egressos, além de mudanças fundamentais nas estruturas e práticas das instituições. A partir dessa ideia, este trabalho apresenta um modelo para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação vinculados às universidades brasileiras. O modelo apresentado tem por base práticas de instituições brasileiras e modelos existente no Vale do Silício. Para isso realizou-se um estudo com abordagem etnográfica, tendo como ponto focal o caso da Universidade de Stanford e iniciativas emergentes para o ensino formal e não formal na Califórnia. Como resultado deste estudo, será foi elaborado um produto editorial que descreve propostas de práticas consideradas inovadoras para o ensino superior, avançando em profundidade nos fatores precursores de uma vivência universitária coerente com o mundo dinâmico e conectado onde vivemos. A justificativa deste estudo é a necessidade de se repensar a educação superior brasileira para o novo contexto mundial, tendo em vista as características da sociedade da informação e a pós-modernidade.