O DESENVOLVIMENTO VETORIAL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA MEDIADA PELO GEOGEBRA
Geogebra, vetores, Teoria Histórico-Cultural
Este trabalho tem como objetivo analisar como as elaborações conceituais produzidas, por meio de uma atividade de ensino mediada pelo software Geogebra, contribuem para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes em vetores. Esse método consiste na utilização da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Vigotski, mediada pelo Geogebra. Dessa forma, será elaborada uma análise sobre a participação das relações conceituais produzidas pelos discentes do curso de licenciatura em Matemática de Instituto Federal de Minas Gerais, no desenvolvimento de seus pensamentos teóricos. O intuito da escolha desse tema é promover a possibilidade de uma melhoria no processo de ensino para o professor universitário e na aprendizagem para o docente em formação. A pesquisa de campo será realizada no curso de licenciatura em Matemática em um Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), por meio de métodos qualitativos, aonde entrevistas ocorrerão durante a realização da atividade e serão registradas por meio de recursos midiáticos audiovisuais e diário de campo.