O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO DE SURDOS EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM
Pensamento Matemático. Educação de Surdos. Visualidade. Mediação. Teoria Histórico-Cultural.
Esta presente pesquisa discute-se a relação entre pensamento e mediação, num estudo sobre o
desenvolvimento lógico-histórico da geometria plana no ensino de matemática para Surdos.
Para tanto, este trabalho objetiva analisar indícios de desenvolvimento do pensamento teórico
de estudantes Surdos em um processo de significação de conceitos da geometria plana
mediados por tecnologias digitais. Como procedimentos metodológicos, em um primeiro
momento, realizamos uma revisão bibliográfica, objetivando compreender o que as pesquisas
constatam sobre o processo de desenvolvimento do pensamento de Surdos sob uma
perspectiva Histórico-Cultural, visualidade matemática e o lógico-histórico da geometria
plana. Assim, desenvolvemos situações desencadeadoras de aprendizagem para a formação do
pensamento matemático, uma vez que a questão norteadora da presente pesquisa é: Que
elaborações conceituais estudantes Surdos produzem a respeito de conceitos da geometria
plana em situações desencadeadoras de aprendizagem mediados por tecnologias digitais?".
Para o desenvolvimento do produto educacional de análise, realizamos a pesquisa na Escola
Municipal Tancredo Phideas Guimarães, localizado no município de Belo Horizonte, com
um grupo de seis estudantes Surdos no Ensino Fundamental II. Para a produção dos dados da
pesquisa, a análise foi registrada por meio de gravações em vídeo, diário de bordo e registro
dos estudantes das situações propostas. A partir desse aporte, utilizando a análise
interpretativa, observamos os comportamentos e que significados os estudantes surdos
produzem. Assim, verificamos que a mediação, caracterizada pela utilização da Libras, dos
instrumentos tecnológicos e da ação docente, são elementos tencionadores para o
desenvolvimento do pensamento matemático.