PEDAGOGIA LATINO AMERICANA: OS PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Paulo Freire. Educação. Conhecimento. América Latina
O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o que significa educar na contemporaneidade, adotando uma perspectiva Freireana. Com esse objetivo em mente será realizado um estudo detalhado das obras de Paulo Freire, partindo do livro “Pedagogia do Oprimido” e complementando com as obras mais recentes que descrevem o pensamento de Paulo Freire na América Latina. A abordagem será qualitativa e o procedimento metodológico que irá orientar a pesquisa, será de cunho bibliográfico. Estabeleceremos as inferências por meio de interpretações e de novas descobertas, visando obter como resultados, em primeiro lugar, a apropriação das ideias de Paulo Freire e em segundo lugar, socializar o conhecimento de sua obra em congressos e publicações cientificas que potencializem a reflexão sobre o legado desde educador brasileiro. Por fim, será uma contribuição para desconstruir preconceitos da teoria Freireana e subsidiar as instituições educacionais na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico.