EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO:OS DILEMAS DA DISCIPLINA COM A LEI nº 13.415.
Educação Física Escolar. Ensino Médio. Teoria Crítica.
Esta pesquisa de mestrado parte da preocupação com o debate sobre as mudanças propostas na reforma do Ensino Médio e seus possíveis impactos sobre a Educação Física. Nesse sentido, o recorte a ser realizado no trabalho busca problematizar a função histórica da Educação Física no Ensino Médio, cuja a intenção é esboçar uma interpretação sobre os documentos oficiais que regem do ano de 2017 até 2019 a Educação Física voltada para o Ensino Médio num processo que afeta a formação humana em meio às políticas educacionais e as propostas pedagógicas existentes. Com o apoio do referencial da Escola de Frankfurt, pretendo construir uma reflexão teórica para verificar a literatura produzida sobre o tema, especialmente aquelas obras que servem de subsídio para as proposta pedagógicas disponíveis dentro da Educação Física voltadas para o Ensino Médio. Para tanto, será realizada uma investigação teórica de caráter qualitativo com análise textual-discursiva para delinear metodologicamente a área de Educação Física em âmbito nacional. Com isso, espero obter respostas suficientes que contribuam para o esclarecimento da importância da Educação Física no Ensino Médio face ao contexto da reforma que tende a flexibilizar a educação o que se relaciona diretamente com a conjuntura capitalista do século XXI.