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Banca de QUALIFICAÇÃO: MELINA CARVALHO BOTELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELINA CARVALHO BOTELHO
DATA: 27/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 1 - DED
TÍTULO:

A COMPREENSÃO DA LEITURA, DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, EM ATIVIDADES DE LEITURA LITERÁRIA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Compreensão de leitura. Leitura literária. Afetividade. Produção de Sentidos. Contação Histórias.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Ao considerar a leitura como ferramenta de conhecimento como também, uma prática social, destacamos a necessidade de se refletir e compreender como a atividade de leitura e contação de histórias pode desencadear processos na dimensão afetiva, na manifestação de sentimentos e emoções. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar as impressões que as atividades de leitura literária e de contação de histórias provocam na criança, com a finalidade de analisar a compreensão da leitura, demarcada pelas emoções, refletindo sobre as relações entre a arte literária/ narrativa e a afetividade. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, a partir da aplicação de atividades de leitura literária e de contação de histórias, com crianças de 4 e 5 anos. As atividades aconteceram em 3 momentos distintos:  primeiro, quando a professora contou uma história para seus alunos, segundo quando leu a história de um livro e terceiro quando leram juntos um livro de imagens. Para isso as atividades foram aplicadas 3 momentos diferentes ao longo do ano letivo. Os momentos foram registrados com fotos e após cada atividade de leitura, fizemos conversas com as crianças, a respeito das suas impressões sobre a atividade de leitura literária e de contação de histórias. Em seguida, análise das transcrições das narrativas das crianças. Assim, questionamos: Até que ponto é possível identificar as impressões das crianças nas atividades de leitura literária e de contação de histórias? Como a leitura literária e a contação de histórias podem provocar os sentidos e emoções das crianças? De que forma as emoções podem influenciar na leitura e no desenvolvimento do conhecimento? Deste modo, para análise das falas das crianças embasamos em estudos de Strazzacappa, Sisto, Matos, Coelho, Vygotsky, e de Wallon com a concepção de afetividade, dentre outros autores que discutem a temática.Ao final desta pesquisa esperamos compreender condições para manifestarem uma dimensão afetiva nas relações de mediação da atividade de leitura. Considera-se, assim, importante estabelecer leituras que despertem o prazer, reconhecendo sentimentos e sensações que nos tornam capazes de diálogos mais efetivos conosco, com o outro e com o mundo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DED (Membro)
Externo à Instituição - LILIANE MARIA DE MOURA CHAGAS - UFSC (Suplente)
Externo à Instituição - ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA - UNEB (Membro)
Notícia cadastrada em: 05/03/2020 17:35
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