GÊNEROS TEXTUAIS: UMA FORMA DE LETRAMENTO IMERSO DE POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO
Gêneros Textuais; Alfabetização; Letramentos; Sequência Didática.
Essa pesquisa desenvolve-se a partir do acompanhamento e da reflexão do trabalho
do professor alfabetizador com gêneros textuais em suportes impressos e digitais. Diante
disso, objetiva-se analisar os efeitos da aplicação da sequência didática no desenvolvimento
de atividades pedagógicas com o gênero textual cantiga, visando-se observar o impacto dessa
prática inovadora no processo de aquisição da escrita e de promoção do letramento. Para tal
optou-se por fazer uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a partir da aplicação de
atividades com crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede
pública municipal. Para discorrer sobre a importância do uso dos gêneros textuais na
alfabetização busca- se subsídios teóricos em Dolz e Schneuwly (1995,1999,2004) que
discorrem sobre os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino, Street
(1984-2014) e Barton e Hamilton ( 2004) que exploram os letramentos como fenômenos
sociais, Soares (2005/2017)que aborda os letramentos, Rojo (2012) que amplia os estudos
sobre os multiletramentos, Coscarelli (2005) sobre o letramento digital, Cristóvão (2001) que
permeia o campo da sequência didática, Marcushi (2002-2003) e Bakhtin(2000,2003) que
exploram o conceito de gêneros textuais, Castanheira(2008) que explora as práticas de leitura
e escrita , dentre outros.