A biblioteca escolar como espaço de ações pedagógicas para formação de leitores
Biblioteca escolar, Formação de leitores, Letramento literário, Formação de professores.
Considerando a biblioteca escolar como um espaço de formação de leitores e recurso pedagógico, esta pesquisa traz como questionamento: Quais as características de um profissional que atua em uma biblioteca escolar? Como se configuram as ações pedagógicas ou atividades de leitura desenvolvidas no espaço da biblioteca escolar? Diante disso, esse trabalho justifica-se pelo reconhecimento da biblioteca escolar como ambiente estimulador no processo educacional e pela necessidade das atividades, ali desenvolvidas, estarem integradas aos processos pedagógicos, participando efetivamente da construção do ensino e da aprendizagem, em relação à compreensão da leitura e da escrita, das crianças e jovens nas escolas. Para isso, a pesquisa tem como objetivo identificar o perfil e as ações desempenhadas pelo profissional que atua nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino da área urbana de uma cidade localizada na região denominada Campos das Vertentes, no estado de Minas Gerais. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, a partir de uma pesquisa de campo. Foi produzida uma revisão de literatura, no qual foram reunidos, classificados e ordenados textos acadêmicos que versam sobre a função da biblioteca escolar e seu papel como espaço de formação e mediação da leitura. Buscamos informações, assumindo como procedimento metodológico de coleta de dados um instrumento semiestruturado, de entrevistas, com profissionais que atuam nas bibliotecas das escolas urbanas da rede municipal de ensino de uma cidade da região dos Campos das Vertentes, em Minas Gerais, que nos permitiu conhecer quem é esse profissional que atua na biblioteca, qual é sua formação, o que o levou a atuar na biblioteca. A partir dos relatos de experiências conhecemos as propostas pedagógicas em relação ao ensino da leitura desenvolvidas nas bibliotecas escolares, de modo a sinalizar as interações entre as práticas educativas desenvolvidas em sala de aula e as propostas dos projetos de leitura das bibliotecas. Para a sustentação das discussões teóricas, a pesquisa baseia-se nos estudos de Campello (2010, 2012), Colomer (2018), Cosson (2018), Durban Roca (2012), Gasque (2012), Lourenço (2010), Oriá (2017) e Perrotti (1990), entre outros. Também nos propomos a nos orientar por diversos documentos oficiais, sobretudo, documentos emitidos pelo Ministério da Educação. Para análise dos discursos das entrevistas, tomamos como procedimento a Análise Textual Discursiva, assim procedemos a unitarização, a partir de duas grandes “unidades de significado” ou “unidades de registros”, uma referente ao perfil do profissional que atua nas Bibliotecas Escolares, subdividida em aspectos que caracterizam o perfil e as motivações da escola da função; outra que remete às ações desenvolvidas nas Bibliotecas Escolares, subdivididas em quatro dimensões, que contemplam a estrutura, organização de atividades, a formação e leitores e adequação do espaço físico.