CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇOS, TEMPOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES
Criatividade; Educação Infantil; Prática Pedagógica.
O objetivo geral desse trabalho é analisar os diferentes tempos, espaços e propostas escolares focalizando as possíveis manifestações de criatividade das crianças na educação infantil. Para tanto, desenvolveremos um estudo empírico no qual o pesquisador sai à campo para conhecer determinada realidade, no interior da qual, usando os instrumentos e técnicas já especificados, coleta dados para sua pesquisa. Nessa direção, utilizaremos a proposta da pesquisa participante em razão de caracterizar-se pela identificação e envolvimento total do pesquisador com quem/o que está sendo. A fim de registrar todo o processo de interação com as crianças, escolhemos o diário de campo como a alternativa mais apropriada, pois a intenção será sistematizamos as observações realizadas e entrelaçá-las com o material bibliográfico para o desenvolvimento da escrita analítica. Espera-se com isso poder analisar as situações nas quais a criatividade se manifesta na educação infantil, haja vista que é fundamental para o desenvolvimento da criança e fundamental na composição de uma prática pedagógica libertadora.