DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA
casos de ensino, formação de professores, desenvolvimento profissional, professores iniciantes.
Esta pesquisa busca discutir como professores iniciantes enfrentam os desafios da docência nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como compreender como se dão os processos de indução desses professores. Estudos como Marcelo e Vaillant (2017) têm demonstrado que os primeiros anos de profissão são de suma importância para a formação do docente. Apontam ainda que no Brasil, os programas de indução à carreira docente são recentes e acontecem apenas em alguns estados. Para tanto, se realizará pesquisa com caráter qualitativo colaborativo, em que serão utilizados casos de ensino como instrumento de pesquisa, permitindo que os professores façam descrições e análises de suas trajetórias profissionais, embasados nas pesquisas de Nono e Mizukami (2005). Pretende-se, com este estudo, fazer uma investigação sobre os processos de indução à docência, bem como despertar uma reflexão, análise e interpretação sobre a ação docente, os problemas e desafios enfrentados pelos professores iniciantes na escola e na sala de aula