Gamificação e as práticas pedagógicas digitais: uma investigação durante a formação inicial de professores de línguas
Ferramentas digitais. Gamificação. Letramento digital. Formação inicial. Práticas Pedagógicas digitais.
As tecnologias digitais transformaram as atividades cotidianas, incluindo as formas de aprendizagem, fazendo com que os sistemas educacionais repensem as práticas da atuação docente. Diante deste contexto, este estudo tem por objetivo geral investigar se e como as práticas pedagógicas digitais dos professores em formação foram influenciadas pela presença de características de gamificação das ferramentas digitais Kahoote Mentimeter quando utilizadas no contexto de formação inicial como ferramentas didáticas. Os objetivos específicos se desdobram em descrever o entendimento dos professores em formação acerca do letramento digital; descrever e analisar as opiniões dos professores em formação sobre a gamificação presente nas ferramentas digitais Kahoot e Mentimeter, buscando apontar potencialidades empíricas para a sua utilização em práticas pedagógicas; e identificar como as intervenções com o uso das ferramentas propostas foram recebidas pelos professores em formação, verificando se a prática de intervenção com gamificação influenciou em suas práticas de microensino. A fim de produzir um estudo sobre as contribuições das ferramentas digitais na formação inicial de professores, esta investigação de natureza qualitativa-intervencionista buscou realizar um estudo de caso com os professores em formação inicial do curso de Letras de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais em uma disciplina que trabalha com as tecnologias digitais voltadas para o processo de ensino-aprendizagem de línguas. Como resultados preliminares, temos as considerações desses professores em formação inicial sobre letramento digital, e sobre a potencialidade de ferramentas digitais no contexto de ensino-aprendizagem de línguas.