ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES ENTRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A TEORIA DO JOGO
Sociologia da Infância. Proposta Pedagógica. Educação Infantil.
Em tempos remotos, poucos se preocupavam em legitimar o lugar em que a criança ocupava. O mundo infantil era visto como um “entre-lugar”, um “vir-a-ser”, meros seres biológicos e ao atingirem certa idade eram inseridos no trabalho, na guerra ou reprodução, sendo integrados à adultez precoce. Decerto, ao assumir que esse comportamento não condiz com os estudos da contemporaneidade sobre a Infância, é tácito admitir que esteja potencializando nesses indivíduos elementos de competência e autonomia. O objetivo desse projeto é a elaboração de uma proposta de organização do trabalho didático-pedagógico na Educação Física da Educação Infantil, envolvendo aspectos da organização curricular, metodologia e dos processos avaliativos com as contribuições da Sociologia da Infância. Para que isso ocorra de forma exitosa, será identificado nas produções acadêmicas contemporâneas as Propostas Pedagógicas existentes para Educação Infantil na Educação Física, princípios pedagógicos, metodologias propostas e avaliações e ainda investigado as Propostas Curriculares para Educação Infantil. Essa proposta surgiu da necessidade de se discutir e repensar os fundamentos didático-pedagógicos na Educação Infantil, os conteúdos, seus elementos e concepções nas aulas de Educação Física a fim de colaborar nos avanços científicos da temática, bem como pensar em estratégias para desenvolver uma proposta pedagógica que tangencie todos esses elementos com o amparo da Sociologia da Infância, visto que não há muitos estudos na área. Após esse levantamento será construído uma proposta pedagógica de um trabalho didático para a Educação Infantil para o município de Lavras – MG que tangenciem discussões sobre ludicidade, conceito de autonomia e simbolismo.