FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA À PARTIR DE DARCY RIBEIRO
Darcy Ribeiro, educação, formação docente, literatura.
Este artigo tem como objetivo trazer a Literatura para a escola como prática docente por meio das contribuições de Darcy Ribeiro, que será uma espécie de autor-base ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Será realizado um levantamento de suas principais funções e realizações ao longo da vida como etnólogo, antropólogo, educador, político, pensador e romancista. Saber quem ele foi ajudará a entender os caminhos que serão perpassados para o ensino da literatura na escola, baseado em suas obras. Pensando sempre na articulação possível entre leitura-prazer, conhecimento e aproximação do universo cultural do aluno. Para isso, refletiremos a partir da leitura de autores como Darcy Ribeiro (2012) para pensar sobre sua própria vida e os conceitos que norteavam suas ações e ideias; Antonio Cândido (2004) e Rubem Alves (2011) para entender da importância da literatura na escola como um direito; Zabala (1998), Nóvoa (2017) e Carlos Marcelo (2009) para entender os percursos essenciais da formação docente que é fundamental nesse processo, entre outros autores como Eduardo Galeano (1985) e Cerqueira et al (2009).