LEITURA E HABILIDADES LEITORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave: Leitura. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação docente.
O presente trabalho elege como tema habilidades de leitura e formação de professores para atuarem no ensino fundamental. Busca investigar as estratégias metodológicas que colaborem para o desenvolvimento da competência leitora, considerando-se as habilidades de leitura presentes em documentos oficiais. Para isso, analisa ações pedagógicas relacionadas ao trabalho com a leitura, em duas turmas do terceiro ano, do ensino fundamental I. O estudo está fundamentado em teóricos como Carvalho (2018), Chartier et al (1996) Colomer e Camps (2002), Koch e Elias (2006), Ferrarezi e Carvalho (2017), Solé (1998), Soares (1998) entre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação cujos dados foram coletados por meio da observação direta, da aplicação de questionário para os professores e da observação das habilidades de leitura dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, a partir na matriz de Língua Portuguesa da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os dados foram analisados por meio de abordagens quanti-qualitativas, com vistas a sistematizar intervenções/estratégias para impulsionar habilidades de leitura nos discentes. Por fim, apresenta-se a proposta de um guia para auxiliar o docente no trabalho com a leitura.