POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DO USO DE ARTEFATOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NA DES(QUALIFICAÇÃO) DA COMPETÊNCIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Comunicação digital, gênero digital, tecnologia educacional, letramento digital, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
O uso das tecnologias digitais pode provocar alterações na comunicação das pessoas e vem influenciando, em ritmo acelerado, a forma como os jovens escrevem. Considera-se que tal influência se dá pela naturalização de uso de neologismos, ícones, abreviações e trocas automáticas de palavras geradas pelos artefatos, e outros. Isso tem modificado a produção escrita dos estudantes, quando precisam utilizar a norma culta sem o uso e interferências das tecnologias? Para responder será realizada investigação qualitativa com análise de redações elaboradas no processo de seleção para ingresso na universidade pública nos anos de 2016 e 2018. Por meio dessa análise verificará ocorrência de mecanismos/recursos linguísticos próprios de gêneros textuais digitais nas redações e a correlação dessa ocorrência com as avaliações obtidas. Espera-se diagnosticar diferenças significativas nas redações no intervalo, com predominância de uso de elementos dos gêneros digitais nas redações recentes.