NO RASTRO DA MEMÓRIA: FOTOGRAFIA E PEDAGOGIA DA IMAGEM
Fotografia. Experiência. Imagem técnica. Pedagogia da imagem.
Neste ensaio aborda-se o tema da fotografia e tem como delimitação do tema a presença das imagens técnicas nos processos pedagógicos em diálogo com outros espaços-tempos que contribuem para a formação cultural dos sujeitos contemporâneos. Como objeto de investigação e de observação propõe-se a construção de um ensaio fotográfico para direcionarmos nossa investigação na seguinte questão problema: Quais as características estético-epistemológicas que o ensaio fotográfico possibilita para uma pedagogia da imagem? A pesquisa tem como objetivos: conceituar fotografia e imagem técnica a partir do pensamento de Vilém Flusser e Walter Benjamin e relacionar conceitos desses autores com a pedagogia da imagem. O ensaio fotográfico será composto por aproximadamente vinte imagens, construídas a partir da estética do movimento artístico de vanguarda Surrealismo e apresentado aos estudantes de graduação como forma de exploração da relação entre imagem, experiência e aprendizagem. Nosso referencial teórico ampara-se na filosofia de Walter Benjamin e Vilém Flusser conceituando imagens técnicas, aparelhos, aura e magia, mobilizando os conceitos para pensar a reprodução e a recepção das obras a partir da sua reprodutibilidade técnica. Como resultados dessa investigação, argumentamos que mesmo na incessante reprodução técnica enxergamos caminhos para uma pedagogia da imagem a partir da fotografia quando esta tem o potencial de produzir choques e estranhamentos que podem produzir o pensamento e a fruição estética para além de constituir-se em simples aparato técnico produzidas por aparelhos.