MEDIAÇÃO CULTURAL NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE FAZERES DOCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
Mediação cultural; formação cultural; mediação; educação básica.
A presente pesquisa tem como eixo norteador analisar como a mediação cultural pode contribuir para a formação cultural de docentes e discentes da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que quanto mais vasto for o repertório e os acessos culturais do mediador, haverá melhor apropriação das expressões culturais na escola. O objetivo, portanto, é investigar o que a literatura apresenta acerca do tema e identificar as expressões culturais produzidas no contexto de pandemia covid-19. Como corpus da pesquisa, utilizou-se dissertações e teses do catálogo da Capes publicadas nos últimos três anos. No que tange às produções culturais, realizou-se uma pesquisa nas plataformas virtuais que se delimitou a partir da Literatura, Artes Visuais e demais artes. O referencial teórico se dá a partir de contribuições de Adorno e Horkheimer (1985), para discussão sobre a Indústria Cultural, Martins (2018; 2012) e Vigotski (1991), acerca da mediação cultural e os entrelaçamentos com os sujeitos e com a escola. Ao final desta pesquisa, pretende-se compreender o processo de mediação cultural e propor um guia didático aos docentes. Espera-se contribuir com os docentes e discentes da Educação Básica e abrir possibilidades de conhecimentos acerca do tema apresentado.