O GÊNERO DO DISCURSO TIRINHAS COMO ELEMENTO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO
Resolução de problema. Processo de significação.
Em dadas situações, o processo de ensino da matemática prioriza metodologias tradicionais que não acompanham as constantes transformações sociais, visto que privilegia- se apenas a memorização de conteúdo. Desse modo, o processo de ensino torna-se mecanizado, acrítico e descontextualizado, podendo dificultar a aprendizagem e a assimilação de determinados conteúdos pelos discentes. Atentando-se para as sugestões postas nos documentos curriculares oficiais de ensino, a pesquisa de caráter qualitativo, sob à luz da teoria histórico-cultural, pretende analisar a possibilidade de mediação das tirinhas no desenvolvimento do pensamento matemático. O estudo será realizado em uma turma do 6° ano, do Ensino Fundamental II, na rede pública de ensino e envolverá o desenvolvimento de uma unidade didática. A coleta de dados incluirá o uso de instrumentos como: gravadores, registros fotográficos e o diário de campo reflexivo. Ademais, tenciona-se verificar se as tirinhas suscitam as atividades do sujeito; assim como analisar os conceitos matemáticos desencadeados nos processos de aprendizagem mediados por tirinhas; e por fim, objetiva-se identificar qual o papel mediador das tirinhas e quais saberes são mobilizados na solução de situações-problema. Assim, ao considerar os aspectos destacados pelos documentos oficiais curriculares, é imprescindível que promover o ensino em sua dimensão social, a fim de torná-lo significativo e estimular a aquisição de certas habilidades com base na leitura crítica do mundo. Portanto, as tirinhas podem suscitar nos discentes a mobilização de conceitos matemáticos perante as situações- problema, isto é, os discentes podem mobilizar o conteúdo matemático frente aos problemas inerentes ao seu contexto.