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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ROSSI SILVA CAMILIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA ROSSI SILVA CAMILIO
DATA: 06/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Não Presencial
TÍTULO:

ESPAÇOS DE ESCUTA E INSTITUIÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Teoria crítica; Psicanálise; Escolas; Espaços de escuta.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O objetivo desse trabalho é problematizar, discutir e refletir sobre os espaços de escuta dentro da instituição escolar, a partir do referencial teórico da teoria crítica da sociedade, juntamente com constructos psicanalíticos, tomando como base a experiência desenvolvida como estagiária de Psicologia dentro de instituições escolares. A partir do desvelamento desses espaços e dessa escuta pretendo propor formas de qualificar a escuta nas instituições escolares, partindo do investimento na formação docente. Para isso, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, a partir da análise dos relatórios dos estágios curriculares em Psicologia escolar e educacional e Psicologia social, realizados durante a graduação em Psicologia, em duas escolas públicas do município de Lavras no ano de 2017. Para organização e apresentação das informações e análises realizadas optou-se pelo tratamento dos dados sob o viés da análise de conteúdo, seguindo a proposta de Bardin (2011). A partir da leitura flutuante e das recorrências evidenciadas nos registros organizou-se os dados em categorias, que foram analisadas, a partir do referencial teórico sobre a teoria crítica e os estudos psicanalíticos, buscando evidenciar os espaços de escuta na escola, os anseios e as dificuldades verificadas nesse processo. Neste estudo foram utilizadas as contribuições teóricas do pensamento crítico de Theodor W. Adorno e Marx Horkheimer, juntamente com a teoria psicanalítica por Sigmund Freud para subsidiar as análises e interpretações dos relatos sobre os espaços de escuta dentro das instituições escolares, produzidos durante a realização do estágio supervisionado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ALINE CRISTINA DE LIMA DANTAS - DED/FCHEL (Suplente)
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo ao Programa - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES - DED/FCHEL (Suplente)
Externo ao Programa - MARCIO MAGALHAES DA SILVA - DED/FCHEL (Membro)
Interno - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Notícia cadastrada em: 20/10/2020 14:33
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