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Banca de QUALIFICAÇÃO: ULIANIA MARINHO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ULIANIA MARINHO RODRIGUES
DATA: 13/11/2020
HORA: 10:30
LOCAL: Não Presencial
TÍTULO:

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO COTIDIANO ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Intolerância religiosa, religiões de matriz africana, educação.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A escola é um espaço democrático e sendo assim, garantir uma educação pluralista é um dever dela, porém, tal afirmação é utópica se analisarmos de forma reflexiva, como ocorrem as vivências e práticas pedagógicas dos professores em tais escolas. Enquanto instituição formadora, a escola tem um importante papel na formação identitária do sujeito, tem como função instrumentalizar o mesmo, entendido aqui, como ser social, esse, estabelece múltiplas relações para produzir e reproduzir sua vida em sociedade. Uma escola preocupada com a formação cidadã, precisa estabelecer a leitura da organização da sociedade, os princípios que a regem e definir o processo educativo para os sujeitos a partir de sua historicidade, pois, o conhecimento não é dado a priori, não e algo natural, ele deve ser conquistado. Atualmente, se faz cada vez mais urgente e necessário, a presença de reflexões, discussões, propostas de alternativas sobre a formação de formadores, principalmente àquelas que resgatam junto à trajetória da história da educação as políticas referentes a essa formação, bem como os caminhos já vividos, as laternativas idealizadas, propostas e não concretizadas, os entraves, os avanços, os problemas, a ausência de ideias, concepções frente a uma realidade ainda distante de soluções universais, projetos políticos coerentes com os problemas apresentados pela realidade educacional atual, mas que não são impossíveis de serem realizados. A presente pesquisa– ainda em construção, é fruto de reflexões que se iniciaram a partir de um episódio ocorrido no ano de 2018 – e que pretendo detalhar ainda no decorrer dessa introdução, durante as vivências pedagógicas do meu fazer docente, em uma escola estadual no município de Bambuí, cidade onde resido e atuo como professora na educação básica. Mas antes de detalhar o episódio citado, se faz necessário trazer aqui, informações que julgo ser de grande importância para iniciarmos o assunto sobre a intolerância religiosa no ambiente ambiente escolar. Acredito ser necessário nesse momento, recorrer ao principal documento existente em nosso território nacional – a Constituição Federal, carta que organiza e constitui o Estado e seus Poderes, assim como também, protege os direitos individuais e sociais dos brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros em trânsito e garante o exercício da cidadania da população. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ALINE CRISTINA DE LIMA DANTAS (Membro)
Externo à Instituição - ELLEN GONZAGA LIMA SOUZA - UNIFESP (Membro)
Interno - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Suplente)
Interno - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES (Membro)
Externo à Instituição - SILVIO LIMA - UFF (Suplente)
Notícia cadastrada em: 29/10/2020 15:54
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