O BLOG COMO ESPAÇO DE DIFUSÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
Letramento digital; Blogs; Formação de professores alfabetizadores; Práticas pedagógicas de alfabetização.
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão presentes no cotidiano do professor, seja da educação infantil, ensino fundamental ou ensino superior. O uso das TDIC requer determinadas habilidades tanto no manejo do artefato tecnológico, quanto da leitura e da escrita ao se deparar com a multimodalidade dos textos em um suporte digital. Por estar inserido numa sociedade balizada pela cultura digital, exige dos professores saberes sobre sua funcionalidade e modos de aplicabilidade das TDIC, o que pode requerer mudanças significativas em práticas de ensino no âmbito escolar. Assim, essa pesquisa parte da premissa de que o professor alfabetizador recorre às tecnologias digitais em busca de subsídios para seu trabalho em sala de aula, optando por variados recursos digitais que oferecem sugestões de atividades alfabetizadoras disponíveis online. Dentre tantos, elegemos os blogs, por ser um portal de fácil acesso, muito comum no meio educacional como instrumento de pesquisa para o planejamento de atividades pelos professores. Logo, este estudo tem por objetivo analisar um blog voltado à alfabetização, com a finalidade de descrever a estrutura, a organização e as propostas pedagógicas oferecidas pelo blog, de modo a refletir sobre as atividades e as orientações disponíveis ao professor alfabetizador. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa para uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório, realizando um levantamento dos blogs, abertos e gratuitos, voltados à alfabetização, como procedimento de análise optamos pela análise de conteúdo. Os princípios teóricos foram pautados nos estudos de Marcuschi (2002), Soares (2001), sobre letramento e letramento digital, de Rojo (2009), a respeito de multiletramento, Levy (1999) e Chartier (2002) sobre leitura e escrita em ambientes digitais, entre outros autores que discursam sobre as temáticas. Os resultados da pesquisa indicam que o espaço do blog não é apenas constituído por convicções particulares do blogueiro, trata-se de um ambiente construído e enriquecido por professores, que por meio de diálogos, comentários, atividades, planejamentos e desafios compartilhados, estabelecem uma comunidade de difusão de práticas pedagógicas.