MAL-ESTAR DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Não informado.
O presente trabalho aborda pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal de Lavras e tem por objetivo discutir as causas do mal-estar e do adoecimento dos professores que atuam na educação básica. Cada vez mais, tem sido frequente as queixas dos professores sobre questões que afetam sua saúde, principalmente seu lado emocional e psicológico.
As transformações do mundo contemporâneo e a as condições de trabalho vêm colocando os docentes diante de realidades cotidianas muito complexas e difíceis nas escolas públicas e privadas em diferentes regiões do Brasil.
Compreender as causas que têm provocado o mal-estar dos professores e seu consequente adoecimento é fator essencial não só para promover a melhoria da qualidade da educação, mas também para promover um ambiente saudável e produtivo, onde a educação possa efetivamente se desenvolver de forma harmoniosa e tranquila.
A temática do mal-estar e do adoecimento docente já vem sendo tema de estudos e preocupações de diferentes pesquisadores e também das instâncias governamentais. Nesse sentido, essa pesquisa de mestrado, cujo objetivo é o de identificar as possíveis causas que levam a esse mal-estar e adoecimento buscará sistematizar as causas e possíveis soluções ou encaminhamentos que as pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado já realizadas sobre a temática vêm sinalizando acerca dessa temática, com o intuito de identificar elementos que possam servir de referência para contribuir com a formulação de programas e políticas públicas em municípios da região de Lavras (MG).
Para tanto, se procederá a um levantamento de teses e dissertações sobre o tema em bancos de dados e repositórios, após esse levantamento, serão selecionados os trabalhos que dialoguem com a temática.
A análise dos trabalhos selecionados permitirá a elaboração de uma proposta de intervenção junto às escolas da rede municipal, com o intuito de promover a elaboração de uma proposta de apoio os professores e enfrentar as situações de mal-estar e adoecimento docente.