CASOS DE ENSINO: USOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES
Casos de ensino, formação de professores, desenvolvimento profissional, professores iniciantes, indução de professores.
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições dos casos de ensino como estratégia de formação nos processos de indução de professores iniciantes. Mais especificamente, busca Identificar o que a literatura sinaliza a respeito dos casos de ensino, analisar como os casos de ensino podem auxiliar nos processos de indução de professores iniciantes e por fim, elaborar um banco de casos de ensino para o uso em processos de indução. Dentre os autores que subsidiaram essa pesquisa destacam-se: André (2011); Canário (1998, 2003, 2005, 2007); Marcelo e Vaillant (2017); Merseth (1990, 1996); Mizukami (2000); Nono (2001, 2005); Nóvoa (2017); J.H Shulman (2002); L. Shulman (1986, 1992); Tardiff (2011). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, em que foi feita uma busca no catálogo de teses e dissertações da CAPES, com o descritor ―casos de ensino‖ e resultou um total de 94 pesquisas. Após, foi preciso estabelecer como critério, as que tinham os casos de ensino com professores iniciantes, para selecionar as pesquisas que seriam analisadas por completo. Obtive-se então, apenas três pesquisas para análise. Os resultados apontaram que os casos de ensino possuem grande potencial na formação de professores iniciantes, uma vez que permite que o docente reflita sobre suas práticas através de relatos de outros colegas de profissão ou quando ele é o próprio autor de seu caso. Mostrou ainda que os estudos sobre casos de ensino com professores iniciantes ainda são incipientes e que há dificuldade de encontrar casos na literatura brasileira. Dessa forma, o produto final deste trabalho é um banco com dez casos de ensino, com temáticas diferentes, para que possa ser usado na formação de professores iniciantes.