A PRODUÇÃO TEXTUAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCURSOS EM DIÁLOGO
Produção textual. Tecnologias digitais. Formação de professores.
O presente trabalho elege como tema a produção de texto articulada à formação de professores e busca responder a seguinte questão: como a produção textual é trabalhada em turmas do terceiro ano do ensino fundamental I? O objetivo geral que norteou está pesquisa foi o de contribuir para o processo de formação continuada do professor por meio da produção de um material de apoio pedagógico para o trabalho com a produção de textos em sala de aula, em turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, são elencados os seguintes: (i) compreender sobre o processo formativo do professor por intermédio dos cursos de formação continuada (ii) analisar as estratégias utilizadas por professores do terceiro ano do ensino fundamental I para planejar e propor atividades de produção de texto em sala de aula. Foi realizada uma pesquisa teórica sobre o tema, a partir de alguns autores como: Gatti (1997), Tardif (2002), Geraldi (2001) e Dolz (2010). A abordagem metodológica alinha-se a uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com professores sobre o tema produção textual. A análise de dados evidenciou que os professores empregam estratégias diversas para trabalhar a produção textual em sala de aula e consideram que os cursos de formação continuada contribuem para a prática pedagógica. Foi elaborado um material complementar com propostas de produção textual destinadas ao trabalho com alunos 3º Ano dos anos iniciais.