Notícias

Banca de DEFESA: TECIENE CASSIA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TECIENE CASSIA DE SOUZA
DATA: 05/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Não presencial
TÍTULO:

O TRABALHO COM O GÊNERO VIDEOANIMAÇAO EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE LEITURA


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos. Estratégias metodológicas. Videoanimação. Formação de professor. Caderno Pedagógico


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Considerando a natureza multissemiótica dos textos que circulam na sociedade da informação e a demanda do professor para o trabalho com esses gêneros na escola, as questões que orientam essa pesquisa são: a) Como encaminhar uma proposta de leitura de textos multissemióticos em sala de aula? b) Quais são as perspectivas epistemológicas axiológicas que embasam o trabalho com o gênero videoanimação em contextos escolares? Pensando em responder essas interrogações, o presente trabalho tem por objetivo apresentar estratégias teórico-metodológicas que potencializam o processo de produção de sentidos no gênero textual videoanimação. Para a consecução do objetivo proposto, este trabalho pretende apresentar uma reflexão acerca dos pressupostos epistemológicos basilares que possam favorecer uma prática pedagógica teoricamente orientada e que sejam relevantes para a proposição de atividades de leitura de textos multissemióticos. Para tal, serão analisadas questões ligadas à Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012), à Teoria da Multimodalidade/Semiótica Social (DIONÍSIO, 2005; 2011; VIEIRA; SILVESTRE, 2015; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; LIMA E SANTOS, 2009; SANTOS; PIMENTA, 2014), à Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; SILVA, 2017), à Leitura de Videoanimações (FERREIRA, 2017; FERREIRA; DIAS; VILLARTA-NEDER, 2019) e à Sequência Didática (COSTA-HÜBES, 2008; 2009; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; ZABALA, 1998). Além da pesquisa teórica, o presente trabalho apresenta uma proposta de caderno justifica-se pelo fato de que, diante de uma sociedade altamente tecnológica, torna-se necessário que o ambiente escolar e os profissionais que estão inseridos nele atentem-se às mudanças que fazem parte do cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, incorporando nas práticas de motivação de leitura uma reflexão acerca dos mecanismos de textualização e do processo de produção de sentidos em textos não-verbais. A partir desse estudo, foi possível observar que as discussões sobre o trabalho com gêneros multissemióticos se fazem necessárias, tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores, visando a uma prática educativa contextualizada, por meio de gêneros que, efetivamente, circulam na sociedade. Além disso, a produção do caderno pedagógico representou uma possibilidade de sistematização de atividades sequenciadas e que exploram diferentes habilidades linguísticas, semióticas e discursivas. Assim, considerando o contexto de produção desta pesquisa – campo da formação de professores – a elaboração de um produto educacional (caderno pedagógico) circunscreve se em uma proposta de interlocução da Universidade com as escolas de educação básica, uma vez que o material produzido foi idealizado para docentes que atuam no Ensino
Fundamental II. Nesse sentido, espera-se que a pesquisa, ao ser atrelada à constituição de um caderno pedagógico, possa auxiliar no processo de formação inicial ou continuada do professor, apresentando possibilidades de trabalho com textos multissemióticos - em especial a videoanimação - e contribua para aumentar as oportunidades de aprofundamento em questões teóricas sobre o tema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Externo à Instituição - NATÁLIA SATHLER SIGILIANO - UFJF (Membro)
Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)
Notícia cadastrada em: 01/02/2021 17:32
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 14/10/2024 00:00