UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO GÊNERO VIDEOANIMAÇÃO À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Base Nacional Comum Curricular. Pedagogia dos Multiletramentos. Formação de professores. Videoanimação.
Numa sociedade permeada pelas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação, apresente pesquisa teve como objetivo propor uma discussão e sistematizar propostas teóricas emetodológicas para a leitura de texto multissemióticos, de modo especial, de videoanimações,visando auxiliar na formação inicial e continuada de professores. Nessa direção, este trabalhoelegeu como objeto de estudo a questão das habilidades do componente curricular LínguaPortuguesa relacionadas aos textos multissemióticos. A partir de uma abordagem qualitativa,realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica com revisão sistêmica na literatura dasáreas pertinentes, buscando-se responder, conceituar e analisar questões básicas, comproposição teórica de caráter descritivo integrando a Base Nacional Comum Curricular –BNCC, a Pedagogia dos Multiletramentos e a formação de professores. Para a consecução doobjetivo proposto, este trabalho abarcou três questões que são basilares para fundamentar adiscussão aqui proposta: 1) Como a inserção da proposta dos multiletramentos na BNCCimpacta o ensino da língua portuguesa? 2) Como a Pedagogia dos Multiletramentos pode serinserida no cotidiano escolar e na formação inicial e continuada dos professores de línguaportuguesa? 3) Que potencialidades as videoanimações têm para o trabalho em sala de aula,enquanto gênero textual digital? O principal resultado desse trabalho está no produto final quecomplementa a pesquisa teórica com a elaboração de uma coletânea de questões pautadas nashabilidades de Língua Portuguesa propostas pela BNCC, voltadas para a leitura devideoanimações, com vistas a contribuir para o processo de formação de professores. O produtofinal é um Caderno Pedagógico, no formato revista, com ilustrações e diagramação simples queusam os elementos multissemióticos referendados na pesquisa e apresentam orientações paraos professores fazerem uso de materiais acessíveis para desenvolvimento de trabalhos criativose interessantes aos estudantes da escola contemporânea, envolvidos com as tecnologias digitaisem seu cotidiano.