“PRECISA DE UM CUIDADO, UM SABER ANTERIOR, TEM QUE SE PREPARAR”: A PERCEPÇÃO DOCENTE A RESPEITO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COM A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação docente, práticas de leitura literária, educação infantil, saberes docentes.
Entendendo que a formação docente busca qualidade educacional, esta pesquisa buscou uma compreensão dos conhecimentos construídos sobre a prática pedagógica com a literatura infantil a partir da ludicidade e da criação imaginária. Diante das orientações dispostas em documentos oficiais sobre a leitura literária, pode-se questionar até que ponto as atividades com a leitura são percebidas como instrumento de ressignificação para a aquisição de novos conhecimentos pelos professores, de modo a orientar a prática educativa de forma significativa? Para isso a pesquisa assume por objetivo identificar quais percepções subsidiam, orientam e organizam as propostas pedagógicas das professoras com a leitura e a contação de histórias na educação infantil. Como subsídio teórico apoia-se na discussão a respeito da formação de professores à luz das ideias de Tardif (2002, 2014), Nóvoa (1997), Gadotti (2003); no que concerne ao conceito de leitura nos ancoramos em Goulemot (2001) e quanto a leitura literária nos estudos de Cosson (2016). Para tanto, optou-se por realizar pesquisa de campo, sob abordagem qualitativa a partir de uma entrevista coletiva semiestruturada, de forma remota, por meio de vídeo conferência, com perguntas abertas, com professoras que atuam na educação infantil de uma escola da rede privada, localizada em uma cidade do Campo das Vertentes. Diante disso, o presente trabalho busca refletir sobre os saberes e as percepções docente no que se refere as propostas pedagógicas com a literatura infantil, visando contextos de letramento literário e sobre a formação de leitores na educação infantil.